segunda-feira, 17 de março de 2008

Mind Mapping®

Melissa Teofilo

Uma técnica alternativa para acelerar a aquisição de conhecimentos

por Paulo Roberto Suzuki


Em tempos de globalização e acirrada competitividade, reter informações e basicamente aprender, não são suficientes para enfrentar as situações emergentes na escola e no trabalho.

Saber o que é fácil, o básico; memorizar e aplicar receitas de bolo; saber o que todos sabem, não constitui diferencial e contribuirá somente para alongar as filas de espera da vida. A era do Conhecimento em que vivemos, requer a capacidade de digerir grande volume de informações; não somente aprender novos assuntos mas aprender com rapidez pois em uma sociedade tecno-urbana-industrial, o tempo é muito escasso e se convivemos pelo menos parcialmente em espaços cibernéticos (como a Internet), o tempo é mais rápido que o regular.

Subsequentemente, precisamos aprender significativamente, ou seja, os assuntos precisam ser absorvidos e terem um significado, uma importância singela dentro de nossas mentes, lapidando personalidades, permitindo reflexões e problematizações sob diferentes pontos de vista: matéria-prima para construir, gerar e reciclar conhecimentos próprios.

Não obstante, técnicas não-cartesianas, oriundas de princípios modernos como a programação neurolinguística, neurociência, pensamento visual, inteligências múltiplas e emocional, por exemplo, podem favorecer e conferir dinamismo às questões apresentadas. Conheça uma dessas técnicas: Mind Mapping® (ou Mapeamento Mental).

O que é e para que serve o Mind Mapping®?

Trata-se de uma técnica gráfica (ou diagramática) muito simples, utilizada para registrar fatos, idéias e quaisquer tipos de conteúdos. Assim, presta para diversas finalidades, por exemplo: alunos podem utilizar mind mapping para tomar notas de aula, organizar idéias, preparar trabalhos, estudar para provas, resumir livros; professores podem confeccionar planejamentos e projetos pedagógicos, desenvolver planos de aula, estratégias didático-pedagógicas, preparar roteiros e seminários; executivos podem planejar reuniões e registrar "brainstormings". A essência do Mind Mapping é favorecer o significado do conteúdo em pesquisa; portanto, não se trata de técnica de memorização mas de aprendizagem. O significado é o elemento essencial ou matéria-prima do conhecimento. Então, a capacidade de retenção é muito maior, pois ao invés de utilizar a memória, que é de curta duração, consolida o conteúdo na mente (longa duração ou duração indeterminada).

Características principais do Mind Mapping®

Mind Mapping® não utiliza textos formatados em frases para o registro de conteúdos. Adota componentes, tais como, palavras-chave pertinentes ao contexto, linhas, associações, imagens (ícones) e cores, todos integrados em uma única estrutura ramificada (teia). O significado é resgatado (recall) através da interação da mente do autor do Mind Map com as teias de seu mapa.

Outro aspecto importante da técnica de Mind Mapping® é que implementa uma estrutura NÃO-LINEAR, ou seja, exatamente ao contrário dos processos usuais que são lineares – o texto corrido, da esquerda para a direita, de cima para baixo (cadernos, livros, organização da lousa de um professor). A estrutura de Mind Maps é radial, com ramificações a partir do centro.

Respeitando a natureza da mente

Ninguém nega que a mente humana é multisensorial; isto significa que pensamos diversas e diferentes coisas ao mesmo tempo. Ao pensar sobre determinado assunto, processamos múltiplos eventos, fazemos comparações, relacionamentos (links), generalizamos e selecionamos idéias. A mente mais parece um fantástico "caos" organizado do que conjuntos de textos alinhados e dispostos sequencialmente como em livros e cadernos. Portanto, um método de documentação que respeita a natureza da mente é mais favorável ao aprendizado.

Quando uma pessoa, com o intuito de estudar/aprender utiliza o formato linear, através de anotações e escrita corrida, usa a mente prioritariamente para organizar as informações exigida por ocasião do desenvolvimento do texto; consequentemente, perde o foco no significado e criatividade, comprometendo o processo de aquisição ou construção de conhecimentos. O cérebro humano tem um potencial ilimitado para gerar idéias; trabalha melhor se as deixarmos fluírem livremente, sem condicionamentos, sem preocuparmos com a organização das informações.

Mind Mapping® e os dois hemisférios do cérebro

O cérebro humano é divido em dois hemisférios (ou lados), o esquerdo e o direito. Pesquisas do psicólogo experimental Roger Sperry (California Institute of Technology, 1960) revelam que cada hemisfério possui qualidades distintas. O esquerdo, atende os processos verbais, lógicos, de sequenciamento, lineares, determinísticos, previsíveis e racionais. O direito, por sua vez, atende o emocional, o intuitivo, visual e colorido, abrange o todo, armazena modelos, sinestésico e musical, multisensorial e não-linear. Portanto, quando organizamos sistematicamente e aplicamos a lógica como resultado de raciocínio, estamos usando mais o hemisfério esquerdo. Quando ouvimos uma música e somos sensibilizados por resgatar algo triste ou alegre, estamos usando mais o hemisfério direito. Ao constatar o "princípio da gravidade específica", diz a lenda, Arquimedes encontrava-se dentro de uma banheira e "vivenciando" o transbordo da água para fora, gritou, "Eureka!" (... entendi!!!, ... caiu a ficha!). Conforme o enfoque dos dois hemisférios, essa constatação foi primeiramente suscitada pelo hemisfério direito e subsequentemente sistematizada, reconhecida e descrita pelo hemisfério esquerdo. O hemisfério esquerdo é o dominante.

Processos convencionais, como a escrita linear, são quase que exclusivamente atendidos pelo hemisfério esquerdo. A sensação de "coisa chata" é devida ao uso concentrado do hemisfério esquerdo. No entanto, o uso concentrado do hemisfério direito pode causar divagações e sensação de não realização, pois o esquerdo confere o foco e os caminhos para a organização e subseqüente materialização de resultados. Mind Mapping® usa os dois lados do cérebro, favorecendo um enfoque mais integrado, completo e holístico. "Aprender é fazer conexões".




4 comentários:

Mel Teófilo disse...

Duvido que alguem leia o texto inteiro de Mind Map!

Mas fica aí pra quem perdeu as aulas esse esqueminha! por enquanto só tem do vargas, porque eu só faço das aulas de historia!

Mas galera fala se é útil, porque tem grandes chances de so fazer sentido pra mim isso, aí eu nem "posto".

Anônimo disse...

Legal mas um tanto complicado...
Abç

r disse...

Eu curti Mel.. quero saber mais.. esquece esse R de registrado aí e libera pra galera! hehhehe

Mel Teófilo disse...

Eu tenho um versao free do software e mais material sobre o assunto e sobre como fazer o mind map.
Quem quiser me fala que eu levo na facul!